Anais

A II MEDUC (II Mostra de Extens√£o em Educa√ß√£o, II Mostra de Pesquisa em Educa√ß√£o e I Mostra de Ensino em Educa√ß√£o) - ¬†Ensino, Extens√£o e Pesquisa: Em busca da transversalidade de pr√°ticas e saberes, realizada¬†na Universidade de Passo Fundo nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2017, publica as comunica√ß√Ķes aprovadas pelos pareceristas ad hoc, na inten√ß√£o de contribuir com a partilha dos saberes produzidos - e o devido aperfei√ßoamento destes -, como tamb√©m, na certeza de que os mesmos podem ser tornar instrumentos na busca por uma educa√ß√£o mais transversal e significativa.

 

Atenciosamente

A Coordenação

 

Volume 02/ 2017

ISSN 2447-5653

 

¬†As comunica√ß√Ķes est√£o em ordem alfab√©tica divididas em pesquisa, extens√£o e ensino

 

Pesquisa

 

Adriana Bragagnolo

Reflex√Ķes sobre a intera√ß√£o verbal na educa√ß√£o infantil

 

Aline Fernandes Dos Santos

Uma experiência a partir de projetos no ensino fundamental

 

Alisson Cristian Giacomelli

A concepção de tempo ao longo da história da ciência

 

Camila Comin Bortolini

Argumentação e aprendizagem: alguns resultados de estudos feitos no Brasil

 

Camile Gasparini

O prático reflexivo e sua profissionalização na perspectiva schöniana

 

Carina Copatti

A diversidade indígena no ensino de Geografia

 

Caroline da Silva Furini

A programação de computadores como externalização dos pensamentos

 

Catia Pereira da Rosa

No√ß√Ķes de tratamento da informa√ß√£o por meio de jogos nos anos iniciais do ensino fundamental

 

C√°tia Ruas Teixeira Sauer

Concep√ß√Ķes de forma√ß√£o continuada: Do espontane√≠smo a pratica reflexiva

 

Cezar Menegat

A formação continuada docente: um desafio à educação

 

Chrystina Gomes dos Santos

Incentivo à leitura: a prática em questão

 

Cícero Santolin Braga

A formação de leitores competentes: o que há de errado?

 

Claudeonor A. Vargas

Piaget: críticas à tradição e defesa da educação nova

 

Claudio Dami√£o Braun

A experi√™ncia como pressuposto para o saber: rela√ß√Ķes entre Charlot e Gadamer

 

Daniel Confortin

A educação monástica budista: Experiências em um monastério nepalês.

 

Darciel Pasinato

O p√ļblico no Manifesto de 1959

 

Edugas Lourenço Costa

As políticas educacionais em um contexto de reconfiguração do papel do estado

 

Elias Fochesatto

O conceito jonasiano de responsabilidade: indicativos e desafios à educação

 

√Čvelyn Biorchi Maria

Revisão de literatura: a primeira etapa da produção do conhecimento

 

Fabíola Giacomini De Carli

A patologiza√ß√£o e a medicaliza√ß√£o da inf√Ęncia e seus aspectos epistemol√≥gicos

 

Fernanda Batistela

Programação de computadores e o processo auxiliar da aprendizagem atenção

 

Fl√°via P. Schwabenland

Idosos que vivem na roça:  os saberes escolares & o processo de validação social em sociedades complexas

 

Franciele Gallina

Convergências epistemológicas à luz da educação estética e do imaginário

 

Franciele Sander Sartori

Desenvolvimento das FPS na pr√©-escola em situa√ß√Ķes de intera√ß√£o

 

Gabriele Albuquerque Silva

Do conflito à violência: aspectos da convivência escolar

 

Gilcéia D. de Oliveira

A doc√™ncia na educa√ß√£o superior: reflex√Ķes sobre a forma√ß√£o docente

 

Greicim√°ra S. do Nascimento

Realidades da jornada ampliada em uma Escola Municipalde Erechim

 

Ivana A. Weissbach Moreira

Politicas educacionais e as complexas rela√ß√Ķes na inclus√£o social de adolescentes

 

Jane Kelly de Freitas Santos

O bom desempenho de alunos bolsistas PROUNI: ótica sociológica

 

Jéssica Limberger

Contexto Escolar e Habilidades Sociais de Mulheres Usu√°rias de Crack

 

Joana Maria de Moraes Costa

¬† Inclus√£o na educa√ß√£o superior: ‚Äúverdades‚ÄĚ contempor√Ęneas

 

Jo√£o Alberto Ramos Martins

Contribui√ß√Ķes da inform√°tica educativa para o protagonismo juvenil

 

Joce Daiane Borilli Possa

Os desafios profissionais para a atuação no atendimento educacional especializado (AEE)

 

Jones Ad√£o Pereira Soares

O sentido lato da educação superior nos cenários da intercionalização

 

Juliana Pause Taborda

A pesquisa como principal elemento para a construção do conhecimento

 

Juliane Lodi Castellani Dörr

A produção acadêmica sobre  Ensino de gramática nos Anos Iniciais

 

Karen Girardi Pelissaro

O Projeto Político Pedagógico e a participação docente na sua construção

 

Leonardo Biazus

Educa√ß√£o da vontade e das paix√Ķes no Em√≠lio de Rousseau

 

Letícia Mistura

Investigar em ensino de história: entre fronteiras e limites epistemológicos

 

Lisiane Ligia Mella

Espaço intersubjetivo e experiência formativa na socioeducação: relação educador-educando

 

Luana Bonavigo

Narrativas de estudantes no contexto formativo da Pedagogia da Altern√Ęncia

 

Maiara Fernanda Fusinatto

Inf√Ęncia e consumo: A busca pela regulamenta√ß√£o da publicidade infantil

 

Maiara Foli Severo

Crian√ßas leitoras na Educa√ß√£o Infantil: √Č poss√≠vel?

 

Marcelo José Doro

 Uma (tentativa de) aproximação entre o conceito de formação (Bildung) e noção Heideggeriana de cuidado (Sorge)

 

Márcio Luís Marangon

Os conceitos-chave da formação em Goethe

 

Marcos Antonio Madaloz

Educar para o Pensar e o desempenho matem√°tico no IDEB

 

Margarete Maria Soares Bin

Poéticas digitais: uma alternativa para formar leitores

 

Maria Augusta D’Arienzo

Prática leitora multimidial: sob o olhar dos participantes do projeto livro do mês

 

Mariele F√°tima de Camargo

Processo de sofisticação do pensamento, nas crianças de Educação Infantil

 

Marlova Elizabete Balke

Modelagem Matemática no Ensino Técnico em Alimentos do IFRS Erechim

 

Miguel Rossetto

Da figura de Sócrates à formação do si mesmo

 

M√īnica Faccienda

Escrita na educação infantil: contexto social e Papel da escola

 

M√īnica Tessaro

A educação não formal como espaço e local para o protagonismo juvenil

 

Munir José Lauer

A gest√£o democr√°tica no RS: uma an√°lise de conte√ļdo

 

Nara Aparecida Peruzzo

A met√°fora do casulo: o aprisionamento da mulher em Rousseau

 

Odair Neitzel

A Pedagogia Geral de Herbart frente ao reducionismo pedagógico

 

Paoline Bresolin

Educa√ß√£o do Campo: aproxima√ß√Ķes e sentidos de conhecimento escolar

 

Patricia Carlesso Marcelino

O corpo e sua educabilidade nas sociedades plurais e complexas

 

Regiano Bregalda

A formação do sujeito na perspectiva da narrativa

 

Renan Anderson de Oliveira

Educar para a autonomia a partir do pensamento de Theodor Adorno: reflex√Ķes sobre a forma√ß√£o contempor√Ęnea

 

Renata Maraschin

Educa√ß√£o, di√°logo e sa√ļde

 

Roberto Preussler

A pr√°tica como componente curricular: Reflex√Ķes de uma pol√≠tica educacional √†s licenciaturas

 

Rosana Cristina Kohls

Ensino superior e emancipação humana

 

Ros√Ęngela Hanel Dias

Os Estudos sobre o Ensino da Gram√°tica na √Ārea da Educa√ß√£o: um olhar para o cen√°rio nacional

 

Roseléia Schneider

Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios

 

Rosenei Cella

Educação de tempo integral no Brasil: desafios e perspectivas

 

Rosicléia Teixeira Pauletti

Pesquisa em educa√ß√£o: considera√ß√Ķes sobre a qualidade e o conceito de vigil√Ęncia epistemol√≥gica

 

Rosmarí Deggerone

A corrente vygotskyana: uma resposta à inclusão escolar?

 

Sandra Maria Zardo Morescho

PNEM: mobilização e estratégias desenvolvidas pelo Orientador de Estudo

 

Tacila Nascimento Vasconcelos

As concep√ß√Ķes de Educa√ß√£o Ambiental no curso T√©cnico em Agricultura

 

Valéria Espíndola Lessa

Teoria dos Campos Conceituais: um estado do conhecimento

 

Vanessa Dal Pizzol

PNAIC e ANA: converg√™ncias e restri√ß√Ķes

 

Vívian Nolasco

A função de subjetivação docente na Pré-Escola sob ameaça

 

Ensino

  

Thales Pereira

Formação à infancia e a juventude: um ideal de maioridade

 

Stéfanie de Azevedo de Mello

 Elisabeth Maria Foschiera

A literatura na educação infantil por meio das obras literárias.

 

Franciele F√°tima Talian

Elisabeth Maria Foschiera

Espa√ßos n√£o escolares ‚Äď possibilidades de ressignificar a pedagogia e o ser pedagogo a partir do cuidado

 

Luciane Dadia Rodrigues

Franciele Talian

Políticas educacionais e gestão: ressignificando o espaço escolar para qualificação da educação básica.

 

Karine Palado

Cristina Fioreze 

O trabalho em casas de acolhimento: da invisibilidade ao reconhecimento.

 

Extens√£o

 

Mariane Oliveira Bica

O ensino superior frente aos processos humanizatórios: cenários e possibilidades.

 

Luciane Spanhol Bordignon

Everaldo Silveira da Silva

Celeste Brasil Dal Pupo

Extens√£o Universit√°ria: entrela√ßamento entre Universidade Comunit√°ria e Redes P√ļblicas Educacionais

 

Jessica Campos de Andrade

Cristiane de Mello

Luisa cadorim facenda

As M√ļltiplas faces do Brinquedo: dizendo sim as possibilidades, despertando a criatividade

 

Lisia Rodigheri Godinho

Elisabeth Maria Foschiera

Eliane Fernandes

Programa Comunidades Sustent√°veis: Responsabilidade Social Universit√°ria e as a√ß√Ķes do Projeto Fazendo a Li√ß√£o de Casa

 

Frederico Santos dos Santos

 Maria Helena Weschenfelder

Vinícius Santos de Miranda

Extensão universitária e o processo migratório do século XXI: diálogos possíveis com senegaleses em Passo Fundo/RS-Brasil

 

Rodrigo Luz

Elisabeth Maria Foschiera

Eduardo Foschiera

Projeto de extensão feira ecológica UPF: oferta de produtos agroecológicos e da economia solidária no campus da universidade de Passo Fundo

 

Silvana Ribeiro

Franciele Talian

Gabriela Dutra

Ser extensionista: construindo uma identidade

 

Deise de Brito da Silva

Luisiana de Cesaro

Trabalhando com cuidadores de Casas de Acolhimento através da Extensão

 

Elisabeth Maria Foschiera

Adriana Bragagnolo

P√Ęmela Bert√© Freitas

A leitura da palavra no galp√£o da COAMA

 

Carina Tramontina Corrêa

Luísa Cadorim Facenda

Ros√Ęngela Hanel

Centro Regional de Educa√ß√£o e Forma√ß√£o Continuada: princ√≠pios e a√ß√Ķes integradoras

 

Roberta Aparecida Borges Brito Dalpaz

Lisiane Ligia Mella

Espa√ßo de cuidado na velhice: a arte de descortinar emo√ß√Ķes

 

√Ādria Brum de Azambuja

Eliara zavierukalevinski

Viviane F√°tima Lima do Prado

O trabalho da coordena√ß√£o pedag√≥gica: Cotidiano e atribui√ß√Ķes

 

Rosana coronettifarenzena

Cíntia Luzia Lauer

Jéssica da Silva de Couto

Desafios √† afirma√ß√£o da identidade de uma brinquedoteca Universit√°ria: cotidianos l√ļdicos