Comunica√ß√Ķes

 

 

Divis√£o de salas

* Lembramos que esta divis√£o ainda pode sofrer modifica√ß√Ķes;

 

Sala

Nome

Título

Sala 01

Local:

FAED 208

Adriana Bragagnolo (C)

Reflex√Ķes sobre a intera√ß√£o verbal na educa√ß√£o infantil

Maiara Fernanda Fusinatto

Inf√Ęncia e consumo: A busca pela regulamenta√ß√£o da publicidade infantil

Maiara Foli Severo

Crian√ßas leitoras na Educa√ß√£o Infantil: √Č poss√≠vel?

Mariele F√°tima de Camargo

Processo de sofisticação do pensamento, nas crianças de Educação Infantil

M√īnica Faccienda

Escrita na educação infantil: contexto social e Papel da escola

Elisabeth Maria Foschiera

Adriana Bragagnolo

P√Ęmela Bert√© Freitas

A leitura da palavra no galp√£o da COAMA

 

 

 

Sala 02

Local:

FAED 203

Maria H. Weschenfelder (C)

Frederico Santos dos Santos

Vinícius Santos de Miranda

Extensão universitária e o processo migratório do século XXI: diálogos possíveis com senegaleses em Passo Fundo/RS-Brasil

Alisson Cristian Giacomelli

A concepção de tempo ao longo da história da ciência

Letícia Mistura

Investigar em ensino de história: entre fronteiras e limites epistemológicos

Darciel Pasinato

O p√ļblico no Manifesto de 1959

Carina Copatti

A diversidade indígena no ensino de Geografia

Lisiane Ligia Mella

Espaço intersubjetivo e experiência formativa na socioeducação: relação educador-educando

 

 

 

Sala 03

Local:

FAED 204

Márcio Luís Marangon (C)

Os conceitos-chave da formação em Goethe

Marcelo José Doro

Uma (tentativa de) aproximação entre o conceito de formação (Bildung) e noção heideggeriana de cuidado (Sorge)

Miguel Rossetto

Da figura de Sócrates à formação do si mesmo

Odair Neitzel

A Pedagogia Geral de Herbart frente ao reducionismo pedagógico

Renan Anderson de Oliveira

Educar para a autonomia a partir do pensamento de Theodor Adorno: reflex√Ķes sobre a forma√ß√£o contempor√Ęnea

Thales Pereira

Formação à infancia e a juventude: um ideal de maioridade

 

 

 

Sala 04

Local:

FAED 212

Mariane Oliveira Bica (C)

O ensino superior frente aos processos humanizatórios: cenários e possibilidades.

Gilcéia D. de Oliveira

A doc√™ncia na educa√ß√£o superior: reflex√Ķes sobre a forma√ß√£o docente

Joana Maria de Moraes Costa

Inclus√£o na educa√ß√£o superior: ‚Äúverdades‚ÄĚ contempor√Ęneas

Jones Ad√£o Pereira Soares

O sentido lato da educação superior nos cenários da intercionalização

Roseléia Schneider

Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios

Rosana Cristina Kohls

Ensino superior e emancipação humana

 

 

 

Sala 05

Local:

PPGEDU 1

Fernanda Batistela (C)

Programação de computadores e o processo auxiliar da aprendizagem atenção

Franciele F√°tima Talian

Elisabeth Maria Foschiera

Espa√ßos n√£o escolares ‚Äď possibilidades de ressignificar a pedagogia e o ser pedagogo a partir do cuidado

Jo√£o Alberto Ramos Martins

Contribui√ß√Ķes da inform√°tica educativa para o protagonismo juvenil

Caroline da Silva Furini

A programação de computadores como externalização dos pensamentos

Maria Augusta D’Arienzo

Prática leitora multimidial: sob o olhar dos participantes do projeto livro do mês

Margarete Maria Soares Bin

Poéticas digitais: uma alternativa para formar leitores

 

 

 

Sala 06

Local:

FAED 201

Ivana A. Weissbach Moreira (C)

Politicas educacionais e as complexas rela√ß√Ķes na inclus√£o social de adolescentes

Aline Fernandes Dos Santos

Uma experiência a partir de projetos no ensino fundamental

Catia Pereira da Rosa

No√ß√Ķes de tratamento da informa√ß√£o por meio de jogos nos anos iniciais do ensino fundamental

M√īnica Tessaro

A educação não formal como espaço e local para o protagonismo juvenil

Luciane Spanhol Bordignon

Everaldo Silveira da Silva

Celeste Brasil Dal Pupo

Extens√£o Universit√°ria: entrela√ßamento entre Universidade Comunit√°ria e Redes P√ļblicas Educacionais

Marcos Antonio Madaloz

Educar para o Pensar e o desempenho matem√°tico no Ideb

 

 

 

Sala 07

Local:

FAED 202

Elisabeth Maria Foschiera (C)

Rodrigo Luz

Eduardo Foschiera

Projeto de extensão feira ecológica UPF: oferta de produtos agroecológicos e da economia solidária no campus da universidade de Passo Fundo

Paoline Bresolin

Educa√ß√£o do Campo: aproxima√ß√Ķes e sentidos de conhecimento escolar

Tacila Nascimento Vasconcelos

As concep√ß√Ķes de Educa√ß√£o Ambiental no curso T√©cnico em Agricultura

Luana Bonavigo

Narrativas de estudantes no contexto formativo da Pedagogia da Altern√Ęncia

Fl√°via P. Schwabenland

Idosos que vivem na roça:  os saberes escolares & o processo de validação social em sociedades complexas

Daniel Confortin

A educação monástica budista: Experiências em um monastério nepalês.

 

 

 

 

 

Sala 08

Local:

FAED 206

Carina Tramontina Corrêa (C)

Luísa Cadorim Facenda

Ros√Ęngela Hanel

Centro Regional de Educa√ß√£o e Forma√ß√£o Continuada: princ√≠pios e a√ß√Ķes integradoras

 

Cezar Menegat

A formação continuada docente: um desafio à educação

Debora Oliveira Moreira

A arte na formação continuada de professores para educação do sensível

C√°tia Ruas Teixeira Sauer

Concep√ß√Ķes de forma√ß√£o continuada: Do espontane√≠smo a pratica reflexiva

Camile Gasparini

O prático reflexivo e sua profissionalização na perspectiva schöniana

Vanessa Dal Pizzol

PNAIC e ANA: converg√™ncias e restri√ß√Ķes

Suzana Laís Beledelli

Rosane Rigo de Marco

O orientador educacional potencializando a formação continuada

 

 

 

Sala 09

Local:

FAED 207

Regiano Bregalda (C)

A formação do sujeito na perspectiva da narrativa

Chrystina Gomes dos Santos

Incentivo à leitura: a prática em questão

Cícero Santolin Braga

A formação de leitores competentes: o que há de errado?

√Čvelyn Biorchi Maria

Revisão de literatura: A primeira etapa da produção do conhecimento

Juliane Lodi Castellani Dörr

A produção acadêmica sobre  Ensino de gramática nos Anos Iniciais

Ros√Ęngela Hanel Dias

Os Estudos sobre o Ensino da Gram√°tica na √Ārea da Educa√ß√£o: um olhar para o cen√°rio nacional

 

 

 

Sala 10

Local:

FAED 205

Rosana C. Farenzena (C)

Cíntia Luzia Lauer

Jéssica da Silva de Couto

Desafios √† afirma√ß√£o da identidade de uma brinquedoteca Universit√°ria: cotidianos l√ļdicos

 

Gabriele Albuquerque Silva

Do conflito à violência: aspectos da convivência escolar

Joce Daiane Borilli Possa

Os desafios profissionais para a atuação no atendimento educacional especializado (AEE)

Fabíola Giacomini De Carli

A patologiza√ß√£o e a medicaliza√ß√£o da inf√Ęncia e seus aspectos epistemol√≥gicos

Vívian Nolasco

A função de subjetivação docente na Pré-Escola sob ameaça

Briéli Moura de Almeida

A escrita da memória: um exercício de teoria e prática

Jessica Campos de Andrade

Cristiane de Mello

Luisa cadorim facenda

As M√ļltiplas faces do Brinquedo: dizendo sim as possibilidades, despertando a criatividade

 

 

 

Sala 11

Local:

FAED 210

Valéria Espíndola Lessa (C)

Teoria dos Campos Conceituais: um estado do conhecimento

Lisia Rodigheri Godinho

Elisabeth Maria Foschiera

Eliane Fernandes

Programa Comunidades Sustent√°veis: Responsabilidade Social Universit√°ria e as a√ß√Ķes do Projeto Fazendo a Li√ß√£o de Casa

Rosmarí Deggerone

A corrente vygotskyana: uma resposta à inclusão escolar?

Eliane Aparecida Berra

O h√°bito como elemento pedagogico em Jonh Dewey

Franciele Sander Sartori

Desenvolvimento das FPS na pr√©-escola em situa√ß√Ķes de intera√ß√£o

Camila Comin Bortolini

Argumentação e aprendizagem: Alguns resultados de estudos feitos no Brasil

Marlova Elizabete Balke

Modelagem Matemática no Ensino Técnico em Alimentos do IFRS Erechim

 

 

 

Sala 12

Local:

PPGEDU 2

Eliara Zavieruka Levinski (C)

√Ādria Brum de Azambuja

Viviane F√°tima Lima do Prado

O trabalho da coordena√ß√£o pedag√≥gica: Cotidiano e atribui√ß√Ķes

 

Munir José Lauer

A gest√£o democr√°tica no RS: uma an√°lise de conte√ļdo

Karen Girardi Pelissaro

O Projeto Político Pedagógico e a participação docente na sua construção

Edugas Lourenço Costa

As políticas educacionais: Em um contexto de reconfiguração do papel do estado

Roberto Preussler

A pr√°tica como componente curricular: Reflex√Ķes de uma pol√≠tica educacional √†s licenciaturas

Sandra Maria Zardo Morescho

PNEM: mobilização e estratégias desenvolvidas pelo Orientador de Estudo

Luciane Dadia Rodrigues

Franciele Talian

Políticas educacionais e gestão: ressignificando o espaço escolar para qualificação da educação básica.

 

 

 

Sala13

Local:

Auditório

PPGEDU

Claudeonor A. Vargas (C)

Piaget: críticas à tradição e defesa da educação nova

Patricia Carlesso Marcelino

O corpo e sua educabilidade nas sociedades plurais e complexas

Renata Maraschin

Educa√ß√£o, di√°logo e sa√ļde

Franciele Gallina

Convergências epistemológicas à luz da educação estética e do imaginário

Leonardo Biazus

Educa√ß√£o da vontade e das paix√Ķes no Em√≠lio de Rousseau

Deise de Brito da Silva

Luisiana de Cesaro

Trabalhando com cuidadores de Casas de Acolhimento através da Extensão

Karine Paludo

Cristina Fioreze

O trabalho em casas de acolhimento: da invisibilidade ao reconhecimento

 

 

 

Sala 14

Local:

FAED 211

Rosenei Cella (C)

Educação de tempo integral no Brasil: desafios e perspectivas

Claudio Dami√£o Braun

A experi√™ncia como pressuposto para o saber: rela√ß√Ķes entre Charlot e Gadamer

Greicim√°ra S. do Nascimento

Realidadesda jornada ampliada em uma Escola Municipalde Erechim

Jane Kelly de Freitas Santos

O bom desempenho de alunos bolsistas PROUNI: ótica sociológica

Silvana Ribeiro

Franciele Talian

Gabriela Dutra

Ser extensionista: construindo uma identidade

Elias Fochesatto

O conceito jonasiano de responsabilidade: indicativos e desafios à educação

 

 

 

Sala 15

Local:

FAED 209

Roberta Aparecida Borges (C)

Brito Dalpaz

Lisiane Ligia Mella

Espa√ßo de cuidado na velhice: a arte de descortinar emo√ß√Ķes

 

Ana Lucia Kapczynski

A cidadania na pedagógica de Enrique Dussel

Jéssica Limberger

Contexto Escolar e Habilidades Sociais de Mulheres Usu√°rias de Crack

Nara Aparecida Peruzzo

A met√°fora do casulo: o aprisionamento da Mulher em Rousseau

Rosicléia Teixeira Pauletti

Pesquisa em educa√ß√£o: considera√ß√Ķes sobre a qualidade e o conceito de vigil√Ęncia epistemol√≥gica

Juliana Pause Taborda

A pesquisa como principal elemento para a construção do conhecimento

 

 

 

 

 

 

 

 

¬†Normas para Envio de Trabalhos para as Comunica√ß√Ķes e Publica√ß√£o nos Anais¬†

 

Os trabalhos devem estar relacionados à linha de pesquisa de cada apresentador, contemplando a problemática desenvolvida ao longo da monografia, dissertação ou tese. Soma-se que os mesmos deverão estar vinculados aos projetos de extensão da FAED, bem como aos Cursos de Graduação e Pós-Graduação lato sensu que integram a Faculdade de Educação.

 

Formatação dos Trabalhos (Template modelo Click Aqui)

 

A apresentação dos artigos deverá seguir as seguintes normas:

a) T√≠tulo da comunica√ß√£o com no m√°ximo 10 palavras, institui√ß√£o de origem, autor, endere√ßo eletr√īnico e indica√ß√£o do eixo tem√°tico ao qual se vincula o texto.

b) Cada autor poderá apresentar, no máximo, um trabalho. No caso dos trabalhos de pesquisa não haverá possibilidade de apresentar trabalhos em coautoria. Aos alunos do ensino, contará apenas com a coautoria do orientador e, à extensão, poderão apresentar com no máximo 3 (três) coautorias.

c) O texto integral da comunicação deverá se basear no sistema de citação autor-data, contendo de 08 a 12 laudas, a contar com as referências.

d) O texto dever√° seguir a seguinte formata√ß√£o: papel of√≠cio tamanho A4; margem superior e esquerda 3 cm; margem inferior e direita 2 cm; fonte TimesNewRoman, tamanho 12; espa√ßamento entre linhas de 1,5 cm; alinhamento justificado; numera√ß√Ķes de p√°gina a partir da segunda lauda, na margem superior √† direita.

e) Deverá ser enviado duas cópias do trabalho, uma em formato word 97/2003 ou superiores e outra em PDF.

f) Todas as referências deverão constar na bibliografia ao final do texto, seguindo as normas da ABNT.

g) Os trabalhos que não atenderem aos critérios acima não serão aceitos.

 

Processo de Avaliação dos Trabalhos

 

A avaliação será efetuada pelo Comitê Científico com base nos seguintes critérios:

a) Inscrição e pagamento da taxa dentro das normas e prazos previamente estabelecidos.

b) Relev√Ęncia, pertin√™ncia e conson√Ęncia com a disserta√ß√£o e/ou tese: o trabalho enviado dever√° estar necessariamente vinculado √† tese ou disserta√ß√£o desenvolvida ou em desenvolvimento.

c) Relev√Ęncia, pertin√™ncia e conson√Ęncia com o Trabalho de Conclus√£o de Curso da Gradua√ß√£o ou P√≥s-gradua√ß√£o lato sensu desenvolvido ou em desenvolvimento (finalistas).

d) Relev√Ęncia, pertin√™ncia e conson√Ęncia com o Trabalho de Extens√£o desenvolvido ou em desenvolvimento.¬†

e) Consistência conceitual na formulação dos problemas.

f) Rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.

g) Atendimento às normas de formatação.

h) Contemplar o di√°logo entre ensino, pesquisa e extens√£o.

 

Publicação nos anais

 

Os trabalhos aprovados e apresentados durante o evento compor√£o os Anais da II Meduc: Em busca da transversalidade de pr√°ticas e saberes, a ser disponibilizado na p√°gina do evento, juntamente com o seu ISBN.

 

Certificados

 

De 20 horas para todos os participantes inscritos (mínimo de 75% de presença).

 

Divulgação dos Resultados

 

Dia 20/03/2017: Data final para envio dos trabalhos

Dia 02/04/2017: Divulgação dos trabalhos aceitos

Dia 21/04/2017: Fim das inscri√ß√Ķes para participantes

 

Os resultados ser√£o divulgados

 

a)      Via e-mail dos estudantes.

b)      Via e-mail do PPG de origem.

c)      Via página da II MEDUC.

d)     Via mural da FAED.

 

Envio dos trabalhos pelos endere√ßos eletr√īnicos abaixo relacionados, juntamente com o comprovante de pagamento da inscri√ß√£o:

 

√Ārea de Ensino: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

√Ārea de Pesquisa: ¬† This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

√Ārea de Extens√£o: ¬† This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

D√ļvidas e informa√ß√Ķes

 

  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.